sábado, 10 de maio de 2014

Outro de Luisa Geisler



É o meu segundo livro da gaúcha Luisa Geisler! Também é o segundo livro dela a receber o prêmio SESC de Literatura - um em 2010 pela coletânea de textos "Contos de mentira", e "Quiçá", em 2011, na categoria romance!

Minhas expectativas eram altíssimas! E foram correspondidas! "Quiçá" conta a história da convivência entre Clarissa, uma garota de 11 anos, e seu primo Arthur, mais velho, que vem viver um ano letivo com os pais da menina, após tentativa de suicídio!

Fiquei impressionadíssimo com a estrutura do romance. A história é narrada em vários planos, alternando cenas entre os dois primos, flashbacks de um almoço de natal, e fragmentos curtos de reflexões existencialistas!

"Quiçá" faz um reflexão absolutamente sensível sobre a falta de comunicação entre pais e filhos, sobretudo quando se aponta a rebeldia adolescente como causa primeira desse conflito! Clarissa mostra ao leitor a ingenuidade poética da criança ao se deparar com aquilo que se apresenta como o não permitido, enquanto Arthur afirma o adolescente não como fonte permanente de incomunicabilidade, mas, sim, como instância capaz de perceber as fissuras existentes nas relações humanas.

O livro é lindo e altamente indicável, sobretudo para quem já é pai e está disposto a se aventurar por uma narrativa um pouco mais complexa!




Nenhum comentário: