quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Revelando-me para o mundo

Estando às voltas com um trabalho muito interessante, li um livro que me esclareceu muitas dúvidas sobre a escrita e leitura virtual. Por esse motivo, gostaria, mais uma vez, de refletir sobre os motivos que levam as pessoas a fazerem weblogs.

“Quarta-feira, 08 de Maio de 2002.
::Perdida no Paraíso. Uma estranha no Paraíso::
Segundo o Strange Little Boy, só existem dois tipos de adolescentes que cultivam blogs. O primeiro tipo são os adolescentes que pretendem fazer faculdade de publicidade. O segundo são os adolescentes deprimidos. Eu não sou exatamente uma adolescente. Sou uma garotinha de vinte anos, um pouco deprimida e que por enquanto não pensa em fazer faculdade nenhuma. (...)”

Este fragmento foi tirado do extinto blog http://perdidanoparaiso.weblogger.com.br/

No entanto, como de costume, eu pergunto: hoje, quase no final de 2005, apenas adolescentes que pretendem fazer publicidade ou que estão deprimidos fazem blogs? Apenas adolescentes fazem blogs? Perguntas de respostas óbvias...
É interessante notar como esse fenômeno, chamado por muitos de diário virtual, tem-se alastrado rapidamente. Não me admira se, no Brasil, já estivéssemos na casa dos milhões de blogs. Mas quem são os criadores desses novos tipos de diários? Para quem se escreve? Para quê se escreve? Quem os lê? Seria exibicionismo dos autores? Exposição de reflexões introspectivas demais? Debate de idéias puramente? Troca de emoções?
As minhas justificativas para a criação desse blog já foram apresentadas no texto de abertura. Contudo, hoje não estou tão convicto se os objetivos que tracei para essa empreitada eram os que eu queria (e vejam que comecei com esse troço há pouco mais de um mês). O que de fato me levou, e nos leva, a criá-los? Necessidade do outro?
Espero que os amigos que influenciei e por quem fui influenciado a fazer um blog esclareçam essas dúvidas. A exposição da vida na internet é um assunto sério e exige reflexão.

Felicidades eternas e, nos vemos.

5 comentários:

Anninha disse...

Escrever num blog é igual a chorar... Às vezes choro sem motivo, outras porque estou feliz e quero compartilhar, outras ainda porque estou triste e preciso desabafar. Escrevo pelos mesmos motivos.
ESCREVER=CHORAR=LIBERTAR A ALMA
Beijo grande!

Anônimo disse...

Para mim é complicado a experiêmcia com blogs, na verdade só estou "publicando de um mês para cá", antes o fazia numa agenda sabe coisa antiga e que que fascina ainda hoje, e veja que eu gosto de computadores...
Masssss
voltando ao blog
Creio que ele tenha um certo tipow de significado que varia conforme cada pessoa
Na verdade creio que realmente ele seja um espaço, onde você pode se moldar da forma que desejar, eu faço iso
Se quero ser esplicita tome palavra clara
Se não quero tome mistério
Um dia quero falar de faculdade, outro dia de meu namorado (na verdade isso eu nao falo em blogs naum) outro dia preciso gritar entaum tome BLOG
e outro dia naum quero escrever nada, entaum NADA
Sei lah
Palavras e sentimentos e pensamentos
uma síntese
Flw
Mi
ElfaNaja

Anônimo disse...

Olha Alê.. nunca tuve um blog e na verdade nem sei se quero fazer um um dia... mas jah tive muitos diários... eu escrevia meus diraios com o objetivo de mostrar para alguem um dia... talvez para minha futura filha ou filho... parei de escrever no ano passado...pois achei que filho nenhum merecia ler meus sofrimentos de vestibulando!!!
Hj, até penso em escrever de novo...mas naum tenhu tempo..
:(
Naum sei se respondi sua pergunta, ou se falei algo que naum tem nada ver..mas quando vc falou de blogs, diarios, lembrei da pilha de diarios que tenhu em casa!!
Tudo que a gente faz na vida tem uma finalidade, se boa ou ruim cabe a vc decidir.
acho.....
:)
Bjao

Anônimo disse...

eis a possibilidade q enxerguei nos mal/bem ditos blogs: memorias vias e contos perdidos... axo q expressando minhas verdades vividas e misturadas com um pouco fantasias(tbm minhas) posso preservar minha intimidade sem no entanto negligenciar a verdade... qual o tero de verdade e ficição q eu implemento so eu (e outros bem poucos) sabem de fato... alias, foi exatamente isso q deixei claro na introducao do meu blog... a resposta deve vir de qm ler os textos (ou nao)... eu busco me expressar... qm quiser, puder ou se dispuser q leia, comente, ignore ou nem visite... viva a liberdade!!!

Anônimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»