terça-feira, 15 de agosto de 2006

Desconexão temporal e sem causa

Por quanto tempo durarão as felicidades eternas? Até ontem podia ser que elas terminassem no amanhã. Mas hoje eu já não tenho uma previsão exata ou um prognóstico razoável. Tentemos, então, aproveitar o tempo que talvez nos é dado como bônus numa luta pela resistência a não existência.

“Durante muito tempo eu me deitei cedo.”

Dúvidas que se colocam ainda numa primeira aula de literatura.
Quem fala essa frase? Que pessoa teria interesse em começar uma história de três mil páginas, escrevendo sobre m fato aparentemente tão banal? “E daí?” perguntaria o egoísta. “Se você deitou cedo durante muito tempo é porque não gostava das novelas da Globo. E isso já é um defeito gravíssimo pra mim. Meu horário mínimo para me recostar é após o depoimento costumeiro que aparece no final de “Páginas da vida”. E todo mundo sabe que isso é pra lá das dez. Mas depois disso, já ta bom. Uma vez ou outra, eu vejo o jog de quarta ou a ‘Grande família’ na quinta. E, mesmo nessas ocasiões, quando me vejo, já dormi. No entanto, nem é mais tão cedo assim...
Mas isso não tem nada a ver. Se eu tivesse que contar uma história de três mil páginas certamente não começaria com a afirmação de um coisa tão banal, não só para não me desagradar, mas também pra não chatear o meu público leitor. Se se deitou cedo, o problema é TEU!

“Durante muito tempo eu me deitei cedo.”

“Lá vem essa mesma história... como senhor explica o teu sono praticamente vespertino?Era maquinista de trem? Apresentava o ‘Bom dia São Paulo’ na rádio? Padeiro, responsável pelo pão da manhã? Porteiro de escola infantil? Quantos anos o senhor já tinha nessa época? Quem deita cedo é velho, hien!!!!!”

“Durante muito tempo eu me deitei cedo.”
“ o senhor deitava e dormia ou ficava na contação de carneirihos? Quando eu era adolescente, metia-me cedo na cama pra ouvir músicas adocicadas pra suspirar por garotas que, supostamente, colocavam-me como o último em que se podia pensar no mundo.
De moleque, era obrigado a deitar cedo; mãe não gostava de ver filho indo com sono pra escola no dia seguinte.”

“Durante muito tempo eu me deitei cedo”

“O sono agora não vem mais, né? São tantas preocupações. É conta, mlher, casa, patrão... quem vai dormir com tanta coisa na cabeça? O melhor mesmo é ver a novela e depois ler um bom livro...”

“Durante muito tempo eu me deitei cedo.”


“Eu nem gosto de ler. Me dá sono, e eu não gosto de trabalhar o dia inteiro, chegar em casa e logo dormir. Preciso aproveitar a família, né...”

“Durante muito tempo eu me deitei cedo.”

Boa noite.

“Durante muito tempo eu me deitei cedo”
[Primeira frase de ‘No caminho de Swan’, primeiro volume de ‘Em busca do tempo perdido de Marcel Proust]


Felicidades eternas e, nos vemos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Po, bixo, gostei, na moral... gostei mesmo! meio sem nexo, aparentemente, mas com um qestionar intrinseco sobre o qanto perdemos na vida "por ir dormir" cedo qando a vida esta acontecendo... na verdade cedo é relativo, pode ser dia ou noite... o q importa é mesmo so fexar os olhos para sonhar... e sonhar acordado é bom demais! mesmo q seja dormindo... se é q vc me entende! ademais, o jogo de pessoas q, da critca extrema, vao se "amigando" e compreendendo aqele q cedo dorme, para entao descobrir q ja estao dormindo ha horas... felicidades meu peixe! axé!

Anônimo disse...

Pois é, Alê... Depois disso, só digo q sou obrigada a ler Proust...
A proposito...não.. não me deito cedo, hehe.
Bjus e sorrisos.

Sue Ellen disse...

Olá Alê!
Antes de mais nada, queria dizer que num mundo cheio de asteriscos, de diminutivos e X's e U's em todas as palavras, um blog como o seu merece os parabéns!


Proust fala tudo e nada ao mesmo tempo..
nada porque para alguns pode não fazer sentido tantas páginas dedicada ao "durante muito tempo custamava deitar-me cedo" e tudo porque que não se identifica com as suas relfexões??

Falando em Proust.. bem.. gosto de citar uma frase,que está nesse mesmo capítulo.. "A esperança do alívio o anima pra sofre mais um pouco.."
e viva o final de semana.. hehe

Bjus