quarta-feira, 8 de abril de 2009

DIÁRIO DE LEITURA IIO APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO

O LIVRO



Este livro sempre me intrigou... No meu 2º colegial, quando o Orkut já era uma espécie de órgão virtual que definia se uma pessoa era ou não, entrei no profile – porque antes era assim que se falava - daquele que pra mim era um dos intelectuais da sala: Guilherme Monteiro. Por que ele era o intelectual? Ora... toda semana via um livro diferente na carteira dele quando saia para o intervalo. Se ele lia ou não, isso era outra história... O fato é que a simples presença de livros diferentes em curtos espaços de tempo já impressionavam a minha inexperiência como leitor de qualquer coisa.

Na seção livros, constava uma infinidade de nomes... mais uma evidência de que ele realmente já era um intelectual... se eu fosse escrever algo nessa seção, certamente seriam três ou quatro nome de livros, incluindo aí talvez os Harry Potter ou Senhor dos Anéis. O Gui não... ele colocava nome de escritores, e com isso eu já pressupunha não a leitura de um livro, mas de vários, uma vez que cada nome representava pra mim um universo que eu estava ainda muito longe de explorar...

Shakespeare, Nietzsche, Clarice, Drummond, Cervantes, Dante, Maquiavel, fulano, ciclano etc.

Entre todos esses nomes, em primeiro lugar, na frente dos escritores que eu conhecia e também dos que eu desconhecia, figurava um, inédito, enigmático: J.D. SALINGER. Seu livro? O apanhador no campo de centeio...

Parado, em frente à tela do computador, ainda sem a Wikipédia, fiquei ali... imaginando nos sete ou oito segundos as imagens que esse título evocavam.

Uma noite já bem estabelecida, duas ou três da manhã, brilhava imponente uma lua cheiíssima. Tratava-se de uma clareira, no meio de uma floresta de mato alto. A luz do satélite refletia nas águas de uma lagoa razoável... feito um cenário de filme...

Terminavam aí as imagens que o título me provocavam. Anos após esse dia, ainda sem a leitura do Salinger, encontro-me aqui, agora de novo em frente ao computador, mas com O apanhador... ao lado, esperando ansioso pela minha leitura...

Nenhum comentário: